Starbucks e sua nova logomarca. Qual é a sua opinião?

Starbucks e sua nova logomarca. Qual é a sua opinião?

Evolução da logomarca Starbucks

A tradicional marca da Starbucks desenvolvida em 1992 está prestes a mudar, isso provavelmente ocorrerá em março deste ano. É quando a  Starbuckss irá completar os seus 40 anos.

Segundo Mike P., gerente sênior criativo da   Starbucks,  a principal preocupação era de reconhecer e homenagear as ações importantes da logomarca da Starbucks.

“Nós melhoramos a composição, trouxemos contornos mais sofisticados e largos, além de um espaçamento com fluxo suave de linha. Quando chegou ela – a Sereia – reforçamos a sua forma de maneira sutil, alisando o cabelo dela, refinando suas características faciais, ponderação as escalas de sua cauda para trazer o foco para o rosto dela.”

O processo criativo dos designers parece ter sido guiado por um estilo minimalista. Segundo o site oficial da Starbucks, a logomarca foi repartida em quatro partes principais – cores, formas, tipografia e a sereia. A resposta encontrada neste estudo foi a simplicidade, por isso removeram as palavras, mantiveram o verde, e retiraram a sereia do anel que a circundava.

Na minha opinião, a cada alteração, buscam reduzir aos elementos mais importantes da marca, uma subtração progressiva relacionada a evolução da empresa, seu atual segmento e sua relação com o cliente. Por exemplo, o fato do reconhecimento da marca  Starbucks no mundo permitiu a retirada do círculo verde, do nome da empresa e o seu segmento descrito em inglês, Coffee. Elementos marcantes que fornecia a força do logomarca, e que agora parece deixar um profundo vazio.

Veja as transformações da logomarca Starbucks:

1971 – Surge  a STARBUCKS COFFEE na região portuária da cidade de Seattle, Costa Oeste dos Estados Unidos, comercializando apenas torrefação de café. O logomarca,  misticamente simbolizado pelo desenho de uma sereia exibindo seus seios e cauda, está relacionado ao mares da região. Outra associação seria a divindade  de uma sereia comparado aos cafés mais finos do mundo importados pela Starbucks. Com a ampliação de sua área de atuação, passou a vender outras coisas além de café.  Por isso, aproximadamente em  1982 chegou a incluir as palavras Coffee – Tea – Spice à marca. O nome foi inspirado em parte pelo personagem Starbuck do livro “Moby Dick”. 

1987 – Adquire uma nova identidade: apenas a palavra Coffee, cor verde, contorno ao redor da  borda do círculo externo, simplificação da sereia que teve seios cobertos com cabelos, porém o umbigo ainda podia ser visto.

1992 – Manteve-se quase a mesma identidade, entretanto a sereia sofreu uma ampliação, seus seios e o umbigo não eram mais visíveis e das caudas restavam apenas a seção final.

Atualmente, a Starbucks está presente em mais de 50 países, com 16 mil unidades.

Não! Mil vezes, não!

Muitas pessoas estão até indignadas, dizendo que a marca não irá funcionar, acusando de desperdício de dinheiro, insultando o novo logo  de medíocre e sem graça, ressaltando que as palavras Coffee e Starbucks eram muito mais importantes para o reconhecimento visual do que a sereia.

E então, de qual lado você está? De a sua opinião.

Deixe um comentário

  • Editorial

  • Pintura Digital

    pintura digital realista
  • Desenho

  • Logo

  • Web

  • Anúncio

    Produto: Attitude/ Giorgio Armani