Starbucks e sua nova logomarca. Qual é a sua opinião?
Starbucks e sua nova logomarca. Qual é a sua opinião?
![](https://i0.wp.com/assets.starbucks.com/assets/d90e4a46265b4a3f949382332ba907d0.jpg)
Evolução da logomarca Starbucks
A tradicional marca da Starbucks desenvolvida em 1992 está prestes a mudar, isso provavelmente ocorrerá em março deste ano. É quando a Starbuckss irá completar os seus 40 anos.
Segundo Mike P., gerente sênior criativo da Starbucks, a principal preocupação era de reconhecer e homenagear as ações importantes da logomarca da Starbucks.
“Nós melhoramos a composição, trouxemos contornos mais sofisticados e largos, além de um espaçamento com fluxo suave de linha. Quando chegou ela – a Sereia – reforçamos a sua forma de maneira sutil, alisando o cabelo dela, refinando suas características faciais, ponderação as escalas de sua cauda para trazer o foco para o rosto dela.”
O processo criativo dos designers parece ter sido guiado por um estilo minimalista. Segundo o site oficial da Starbucks, a logomarca foi repartida em quatro partes principais – cores, formas, tipografia e a sereia. A resposta encontrada neste estudo foi a simplicidade, por isso removeram as palavras, mantiveram o verde, e retiraram a sereia do anel que a circundava.
Na minha opinião, a cada alteração, buscam reduzir aos elementos mais importantes da marca, uma subtração progressiva relacionada a evolução da empresa, seu atual segmento e sua relação com o cliente. Por exemplo, o fato do reconhecimento da marca Starbucks no mundo permitiu a retirada do círculo verde, do nome da empresa e o seu segmento descrito em inglês, Coffee. Elementos marcantes que fornecia a força do logomarca, e que agora parece deixar um profundo vazio.
Veja as transformações da logomarca Starbucks:
1987 – Adquire uma nova identidade: apenas a palavra Coffee, cor verde, contorno ao redor da borda do círculo externo, simplificação da sereia que teve seios cobertos com cabelos, porém o umbigo ainda podia ser visto.
1992 – Manteve-se quase a mesma identidade, entretanto a sereia sofreu uma ampliação, seus seios e o umbigo não eram mais visíveis e das caudas restavam apenas a seção final.
Atualmente, a Starbucks está presente em mais de 50 países, com 16 mil unidades.
![](https://i0.wp.com/assets.starbucks.com/assets/5a106e41fe954581999566a4293ced89.jpg)
Não! Mil vezes, não!
E então, de qual lado você está? De a sua opinião.